ORADORES 

ORADORES & DEBATEDORES


Acadêmicos / Institucionais

Humberto Kzure-Cerquera (UFRJ)
Jefferson Salazar (UFRJ/ CAU RJ)

Maria Alice Carvalho (PUC-Rio)

A. Nuno Martins (U. Lisboa)
Carmen Mendoza-Arroyo (UIC Barcelona)

João Sette Whitaker (FAUUSP)

Marcelo Pérez Sánchez (UDELAR / Montevideo)

Beatriz Rocco (UDELAR / Montevideo)

Otavio Leonidio (PUC-Rio)

Marcelo Burgos (PUC-Rio)

Carina Guedes (ONG Arquitetas Sem Fronteiras - ASF Brasil)

Convidados congresso mundial da UIA / IAB

Pedro da Luz Moreira (IAB-RJ/PPGAU/UFF) 

Lideres comunitários

Carmen Silva Ferreira, Movimento dos Sem-Teto do Centro (MSTC) 

Itamar Silva - Presidente do IBASE, favela Santa Marta

Maria da Penha - Comunidade Vila Autódromo

Alexandre Morais - Colaborador da SDI International, Portais de Baixo, em Osasco

José Martins de Oliveira - Lider comunitário da Rocinha

Márcia Cristina de Souza e Silva Favela do Cantagalo

carmen-mendoza-ok.jpg

Arquiteta e Doutora em Urbanismo e Planejamento; Professora associada e diretora assistente da Escola de Arquitetura da Universidade Internacional da Catalunya (UIC Barcelona); Diretora do Mestrado em Cooperação Internacional: Arquitetura de Emergência Sustentável. Seu trabalho é baseado em duas linhas principais de pesquisa: a) regeneração abrangente de assentamentos degradados e informais, desenvolvida por meio de uma metodologia que investiga o reconhecimento e o mapeamento de vazios e locais de importância urbana por meio da participação da comunidade. Nesta linha, ela desenvolveu planos e projetos urbanos na região metropolitana de Barcelona e assentamentos informais na América Latina, b) reconstrução urbana e resiliência no campo da arquitetura de emergência, bem como estratégias de integração urbana para populações deslocadas e refugiados. Nesta linha, ela está desenvolvendo e orientando pesquisas. 

Nas duas linhas, ela publicou artigos e livros. Sua pesquisa mostra como o estudo separado do ambiente social e físico causou um cisma em nossa compreensão do espaço, lugar e ordem social. Em 2006, foi co-diretora de David Lladó, da empresa DAC Architecture, Rehabilitation and Urbanism, S.L.P. Barcelona, ​​encarregada de projetos de design e planejamento urbano. UIC / Barcelona, ​​Diretor Mestre em Arquitetura de Emergência Sustentável.

UIC/Barcelona, Director master in Sustainable Emergence Architecture

CARMEN MENDOZA-ARROYO

Screenshot 2019-10-02 at 09.41.21.png

Graduado pela Faculdade de Arquitetura de Barra do Piraí, o maranhense é mestre em Ciências em Arquitetura pelo PROARQ da FAU/UFRJ e Engenheiro de Segurança do Trabalho pela EE/UFRJ. É arquiteto e urbanista do quadro permanente da UFRJ, onde coordenou o setor de produção do Grupo Executivo de Manutenção e Desenvolvimento e o Serviço de Manutenção Técnica; foi pesquisador e coordenador do Laboratório de Ensaios de Materiais de Construção da FAU/UFRJ; e foi membro titular do Conselho Universitário. Jeferson Roselo Mota Salazar foi presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanista no Estado do Rio de Janeiro (Sarj) e da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA); coordenador do Colégio Brasileiro de Arquitetos e do Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas do CAU/BR; conselheiro e diretor do CREA-RJ. Salazar também atua como assessor da Universidade da Cidadania, órgão do FCC/UFRJ e como conselheiro titular do Conselho Nacional das Cidades. Foi ainda consultor técnico e professor da cadeira de Patologia das Construções, do curso de especialização em Arquitetura Ambiental da Universidade Gama Filho.

UFRJ/ CAU RJ

JEFFERSON SALAZAR 

75204417_152235982794535_290313652186120

Professor Livre-Docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1990) e em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1998), Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003) e Livre-Docente também pela FAUUSP (2013). Prêmio de melhor tese de Doutorado pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR – 2005).É professor Associado nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Coordenador e pesquisador sênior do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LabHab) da FAUUSP e co-líder do Grupo de Pesquisa Projeto, Produção e Gestão da Habitação Social no Brasil, na FAU Mackenzie. Professor Visitante 2011-2012 no Institut de Hautes Études de l´Amérique Latine – IHEAL, Université de Paris 3 – Sorbonne Nouvelle, e em 2014 da Université Jean Monnet, em St Etienne, França. Foi professor associado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP de 2003 a 2013. É consultor na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas habitacionais, habitação social, desenvolvimento ambiental urbano, instrumentos urbanísticos e estatuto da cidade, economia urbana e mercado imobiliário, globalização e cidades-globais. Foi secretário municipal de Habitação de S.Paulo entre 2015 e 2017 (na prefeitura liderada por Fernando Haddad). Autor do livro “O mito da cidade-global: o papel da ideologia na produção do espaço urbano” (Vozes, 2007), de “Produzir casas ou construir cidades? Desafios para um novo Brasil urbano” (Coordenador – FUPAM/LabHab-FAUUSP, 2012) e de vários capítulos de livros e artigos.

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, USP 

JOÃO SETTE WHITAKER

71145741_136321631052637_686567789322620

Humberto Kzure.-Cerquera é Arquiteto e Urbanista, Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ, Doutor em Urbanismo pelo PROURB/FAU/UFRJ e BAUHAUS Universität Weimar e Professor dessas áreas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Atualmente, desenvolve um pós-doutoramento no CEAU – FAUP, sob a orientação do Prof. Álvaro Domingues e no Centre de Recherches em Histoire Internationationale et Atlantique - CRHIA, Université de La Rochelle, orientado pelo Prof. Laurent Vidal. Além de trabalhos acadêmicos, é detentor de prêmios e distinções, tais como: Morar Carioca; Prêmio CAIXA de Habitação Social; Ruas da Cidade - Belo Horizonte; Revitalização do Centro Histórico de Cuiabá/MT - 2000; Projeto de Estruturação Urbana para a XVIII Região Administrativa do Rio de Janeiro; Favela-Bairro; Urbanização da Área Central de Goiânia; Prêmio Contribuição para a Arquitetura Brasileira para a Sede da Procuradoria Regional da República - IAB/RS; Corredor Ecológico, Turístico e Cultural Barão de Mauá - IAB/RJ; Revitalização do Centro Histórico de Sumaré/SP; Projeto Urbanístico para a região do Largo da Batata - IAB/SP; Circo Voador – IAB/RJ.

Foi consultor dos EIA/RIMA (Ordenamento Territorial para Comunidades Tradicionais) em áreas próximas às hidrelétricas do Rio Kwanza, em Angola, e em Belo Monte no Médio Rio Xingu – Pará/BR.

Expôs na Bienal de Veneza em 2002, na Mostra Internacional Rio Arquitetura e, por três vezes, na Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, além de ter recebido Menção Honrosa na Bienal de Lima – Peru, em 2004.

UFRJ

HUMBERTO KZURE-CERQUERA

otavio leonidio foto.jpg

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (1994) e doutorado em História (PUC-Rio, 2005). É Professor Associado do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós Graduação em Arquitetura da PUC-Rio. Como docente e pesquisador, atua nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, História Social da Cultura, Teoria e História da Arte e da Arquitetura. Autor de Carrada de Razões: Lucio Costa e a Arquitetura Moderna Brasileira (2008) e Espaço de Risco (2017). Visiting Scholar, ao longo de todo o ano de 2012, na Universidade de Stanford, EUA.

PUC-Rio

OTAVIO LEONIDIO

75233769_152467449438055_539278406525648

Licenciado en Ciencia Política de la Universidad de la República (Uruguay), Máster en Estudios de Políticas Aplicadas por FIIAPP-AECID (España), Magíster en Estudios Contemporáneos de América Latina de la Universidad de la República (Uruguay). Doctorando en Estudios Urbanos por la Universidad Nacional General Sarmiento (Argentina). Coordinador Académico e integrante del núcleo de intervención e investigación “Teriritorio, comunidad y derechos colectivos” del Programa Integral Metropolitano (PIM) de la Universidad de la República. Profesor Adjunto de Metodología de la Extensión de la Facultad de Derecho. Co-fundador del Observatorio de Conflictos Territoriales Metropolitanos (FADU- FCS-PIM, UdelaR).

Universidad de la República, Uruguay

MARCELO PÉREZ SÁNCHEZ

75567423_152466759438124_176125884275621

Formación académica:

Lic. en Trabajo Social. Magíster en Planificación territorial y Gestión Ambiental (Universidad de Barcelona). 

Magíster en Trabajo Social (Universidad de la República, Uruguay). 

Doctoranda en Geografía, Planificación Territorial y Gestión Ambiental (Universidad de Barcelona). 

 

Trayectoria Académica:

Docente e investigadora del Departamento de Trabajo Social. Facultad de Ciencias Sociales. 

Docente en el Diploma de Estudios urbanos e intervenciones territoriales.

Integrante del Área De-Liberación- Departamento de Trabajo Social

Integrante del Área Hábitat y Territorio- Departamento de Trabajo Social 

Desempeño Profesional Actual

Asesora de la Dirección del Departamento de Desarrollo Urbano- Intendencia de Montevideo.

Universidad de la República, Uruguay

BEATRIZ ROCCO

74893006_2385325431784075_31442708851001

Professor convidado no mestrado integrado de Arquitectura da  Universidade da Beira Interior, é arquitecto desde 1990, com obra construída, premiada e publicada em Portugal. Mestre e Doutor em Arquitectura,  com fase curricular do doutorado em Urbanismo na Universidad Politecnica da Catalunya (DUOT), tem leccionado regularmente em mestrados em Arquitectura em Portugal e, como professor convidado, em graduações, mestrados e doutoramentos, no Brasil, Suíça, Reino Unido, Rep.Checa, Turquia e México, Paquistão, Alemanha e Taiwan. Tem publicado livros, capítulos de livros e artigos científicos indexados em edições com distribuição internacional e sobre os temas do ensino da arquitectura, das paisagens culturais, dos parques patrimoniais, da habitação, do eco-urbanismo, da arquitetura sustentável, do risco e da resiliência na arquitectura. Desde 2014, no CIAUD, na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, dedica-se à acção-investigação em arquitectura humanitária e incremental housing, trabalhando junto de comunidades, no Brasil, e em Africa, em projectos da ONGD que ajudou a fundar: Building 4Humanity, Designing and Reconstructing Communities Association (com sede em Coimbra). Foi Chair da  8th International Conference on Building Resilience e é director das competições mundiais Building 4Humanity Design Competition e Marielle Franco Community Design Award. 

CIAUD - Centro de Investigação de Arquitetura, Urbanismo e Design; Faculdade de Arquitetura,  U. Lisboa

A. NUNO MARTINS

Screenshot 2019-10-02 at 09.45.59.jpg

Arquiteta e Urbanista graduada pela UFF/RJ, atua nas áreas de habitação popular, planejamento urbano e arquitetura pública. Especialista em preservação e gestão do patrimônio cultural pela Fiocruz , Mestre em Urbanismo pelo PROURB/ UFRJ, tem como interesse de pesquisa as iniciativas de requalificação de áreas subutilizadas da cidade e a ocupação desigual do território. Participou de diversos projetos de urbanização, dentre eles a Operação Urbana Água Espraiada (SP), favela de Guarapiranga (SP). Como coordenadora da Fundação Bento Rubião, atuou em planos de Habitação e Projetos de Regularização Fundiária. Com experiência em gestão pública, foi quadro de concursados da Prefeitura de Nova Iguaçu, desenvolvendo vários projetos de arquitetura pública – Unidades Básicas de Saúde, diversas escolas e praças. Atualmente é Coordenadora do Projeto BR Cidades no Estado do Rio de Janeiro, sendo também Conselheira da Rede Nami e da Fundação Bento Rubião.

Diaspora Urbana, BR Cidades

TAINÁ DE PAULA KAPAZ

ENTIDADES ORGANIZADORAS

ENTIDADES PARCEIRAS

1º SEMINÁRIO CIENTÍFICO LATINO-AMERICANO em questões de Risco, Arquitetura Humanitária e Gênero
Risco, resiliência, arquitetura humanitária e incremental housing em favelas: o papel das universidades, dos(as) profissionais de arquitetura, da área social e das Marias & Marielles

2019   I   Rio de Janeiro, Brazil

Email: semi.risco.resil.arq.hum.favelas@gmail.com