PERGUNTAS FREQUENTES

A tarifa para bolsistas abarca estudantes de graduação?

O desconto para Bolsistas destina-se apenas aos alunos de pós-graduação. 

 

Gostaria de optar pela modalidade de inscrição “Sem comunicação oral”, mas pretendo ir na visita à comunidade da Maré. É possível pagar separadamente o preço do transfer para a visita? 

Não é possível diversificar as opções de inscrição para além das que constam em nosso site, considerando a proporção do evento e visando a segurança e bem-estar dos participantes durante as atividades do Seminário.

 

Gostaria de optar pela modalidade de inscrição “Com comunicação oral para brasileiros", mas não pretendo usufruir coffee-breaks.  É possível obter o desconto na tarifa?

Não é possível diversificar as opções de inscrição para além das que constam em nosso site, considerando a proporção do evento e visando a segurança e bem-estar dos participantes durante as atividades do Seminário.

 

Fiz minha inscrição e o preço cobrado no cartão de crédito divergiu do site. O que houve?

Os valores das taxas de inscrição estão fixados em Euros. Os valores em Reais são indicativos e variam com a flutuação da cotação da moeda, a qual é da responsabilidade da entidade bancária que gere a transferência nacional. Agradecemos a compreensão para esta circunstância que ultrapassa a organização. No entanto, se pagou um valor muito superior ao que está no site por favor exponha o seu caso por email. Iremos analisar e procurar ressarcir se algum valor extra e injustificado foi cobrado.

 

Gostaria de participar com o meu grupo de dança, para apresentarmos uma coreografia como submissões não científica. É possível realizar uma performance? 

Sim. E temos todo o gosto em receber esse tipo de propostas já que se enquadram e dão expressão à dimensão interdisciplinar, cultural e social do evento. Basta seguir as instruções do site oficial do evento, nos tópicos 'chamada de trabalhos' e 'Inscrições'. Sugerimos que para além do resumo escrito, nos envie um pequeno vídeo exemplificativo (1 a 3 minutos), que poderá ser feito com celular, para o e-mail semi.risco.resil.arq.hum.favelas@gmail.com para apreciarmos a característica da proposta em todas as suas dimensões. 

 

Resido na Europa e pretendo submeter um artigo, contudo não poderei ir ao Brasil. Posso apresentá-lo por vídeo? 

Excepcionalmente, se por razão justificada não puder deslocar-se do país ou cidade onde está, e nenhum outro participante no semináriio puder, em alternativa, apresentar em seu lugar, sim, pode. Para tal, é necessário enviar um resumo até 07 de outubro, registrar-se normalmente no site oficial do evento e, presumindo que a sua comunicação será aprovada, enviar-nos o vídeo de 12 minutos com a apresentação por wetransfer três semanas antes do evento, como mínimo. Posteriormente ao Seminário, pode enviar artigo (não obrigatório) para publicação. Anotamos que não serão concedidos descontos na tarifa da inscrição.

 

Haverá isenção de tarifa na inscrição do Seminário?

Não. Entretanto, previmos tarifas diferenciados para bolsistas e instituições parceiras. Caso sua instituição tenha interesse em tornar-se uma parceira, peça para o responsável enviar-nos um e-mail para  semi.risco.resil.arq.hum.favelas@gmail.com. Para efectiva essa parceria basta que a instituição aceite fazer a disseminação do seminário pelos seus canais habituais (site, facebook, newsletter, emails) e imprimir e afixar alguns cartazes do evento nas próximas semanas. Devem enviar-nos o logo da instituição para colocarmos no site, Deste modo todos os professores, técnicos, pesquisadores e estudantes dessa instituição ganham um desconto de 10% nas taxas. Basta  a cada participante verificar no site se a sua instituição é parceira (na área dos logos, na página de entrada do site) e escolher a tarifa com desconto.

 

Tenho interesse somente em assistir o seminário. Posso apenas comparecer no dia ou preciso fazer inscrição e pagamento?

À princípio não haverá inscrições no dia do evento. Caso não interesse em submeter resumo, basta seguir as instruções para registro e pagamento online na modalidade “Sem comunicação”. Observe que não estão incluídos visita do dia 2, refeições, bem como não há garantia de lugar sentado/acesso ao Auditório Principal (reservado aos participantes com comunicação) e que eventualmente poderão ter que assistir por ecrã no exterior ou em um outra sala, por canal interno ou streamline se o auditório estiver lotado de participantes com comunicação ​.

 

Há indicação de algum hotel próximo ao evento?

Até o momento não. Em breve disponibilizaremos sugestão no facebook e site oficial do evento. No entanto, temos parceria com o Hotel Sol Copacabana hotel-parceiro, oferece uma tarifa diferenciada aos participante no seminario se a reserva for feita com bastante antecipação (Sugerimos o quanto antes)

 

A publicação será apenas dos resumos, ou de trabalhos completos? 

O envio de artigo não deve ser feito nesta fase, apenas o resumo. Está prevista a submissão opcional de artigo completo (com 3500 palavras) após o término do Seminário, tendo em vista a sua publicação em livro de atas eletrônico. A data limite para esta submissão consta do site: 10 de Janeiro. Com base nestes artigos e na avaliação dos resumos, será feita uma seleção de melhores artigos cujos autores  serão convidados a submeter artigos expandidos (até 6000 palavras) a publicações internacionais e nacionais indexadas, livro e edições especiais de revistas de prestígio.   Por favor, veja a seção "publicações" no site onde listamos as várias publicações planeadas até ao momento.

 

Existe algum padrão definido para envio dos resumos

Sim. Existem instruções para a estruturação do resumo. Vai encontrá-lo no site um template que pode descarregar e utilizar como referência.

Sou aluna e pretendo submeter um resumo juntamente com uma docente. Como seria a opção de inscrição neste caso? 

Basta uma autora inscrever-se para garantir a apresentação e a publicação. Atenção: A primeira autora deve estar necessariamente inscrita. Caso a segunda autora dispense o programa completo pode, se quiser, vir como assistente no primeiro dia (não podendo subir ao "palco", apresentar e/ou debater). 

 

Eu me inscrevi com comunicação para que possa apresentar meu trabalho, no entanto gostaria de levar uma pessoa acompanhante que não irá realizar apresentação. Esta pessoa acompanhante tem que pagar igualmente?

A acompanhante/assistente deve realizar sua inscrição e pagar, contudo o valor para participantes que escolherem a opção “sem comunicação” é muito menor. Sugerimos que busque a melhor opção no webiste, observando o que está incluído e, neste caso, o que não está incluído.

 

Sou bolsista de uma modalidade que não consta no website. Gostaria de saber se posso me inscrever na modalidade para bolsistas, cujo valor é de R$ 210,00.

Sim, desde que apresentem um documento comprobatório emitido pela universidade.

ENTIDADES ORGANIZADORAS

ENTIDADES PARCEIRAS

1º SEMINÁRIO CIENTÍFICO LATINO-AMERICANO em questões de Risco, Arquitetura Humanitária e Gênero
Risco, resiliência, arquitetura humanitária e incremental housing em favelas: o papel das universidades, dos(as) profissionais de arquitetura, da área social e das Marias & Marielles

2019   I   Rio de Janeiro, Brazil

Email: semi.risco.resil.arq.hum.favelas@gmail.com